TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE AVES: potencialidades e geração de Negócios na Costa do Cacau

Próxima quinta dia 11/04 e sexta dia 12/04

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo, realizará no município de Itacaré dentre as ações específicas do projeto “Turismo de Observação de Aves no Estado da Bahia”, a realização de oficinas para capacitação dos atores regionais da cadeia produtiva do segmento turístico. As oficinas acontecerão em seis municípios satélites e estratégicos, identificado através de pesquisas do ICMBio, citando: Lençóis, Vitória da Conquista, Itacaré, Mata de São João, Porto Seguro e Canudos.

O “birdwatching”, termo originário, em inglês, da prática de observar aves, é uma atividade que faz parte dos segmentos turísticos desenvolvidos em meio a natureza, que permite uma conexão direta com o meio ambiente e vem apresentando altos índices de crescimento nos últimos anos. Sua prática consiste em observar aves nativas, identificá-las e fotografá-las em espaços naturais. Destacando-se como tendência mundial, a atividade conta com mais de 100 milhões de observadores de aves no mundo todo, gerando cerca de 90 bilhões de dólares por ano.

O desenvolvimento do Turismo de Observação de Aves, demanda destinos que abrigam áreas naturais bem conservadas e estes, por sua vez, prosperam, social e economicamente, através do segmento. Pousadas, restaurantes, profissionais do artesanato, agências, guias e condutores especializados são requisitados, movimentando a economia local, contribuindo com a geração de emprego e renda.

A capacitação da Costa do Cacau acontecerá nos 11 e 12 de abril no Resende Imperial Hotel e SPA, em Itacaré.