Uma comissão composta por representantes do esporte dos municípios ligados aos consórcios (CDS-LS, Cima, Ciapra, Cimurc e Médio Sudoeste) e que integram a Amurc foi formada nesta quarta-feira, 8, em Itajuípe, com o objetivo de discutir as atividades esportivas realizadas na região. Representando o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, participaram do Fórum os secretários de Esportes, Mulher e Juventude, Marcelo Barros, e de Administração, Marcos Vinícios, além da equipe de esportes do município.
A ideia, segundo o presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, é, através desse fórum, fortalecer o esporte e promover eventos esportivos nas cidades vizinhas à nível regional, a exemplo da Copa do Cacau de futebol. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância do Fórum como um instrumento de fortalecimento e de apoio ao esporte de base nesses municípios, revelando cada vez mais novos talentos.
Além de Itacaré, mais de 20 municípios associados a Amurc, ligados às secretarias de Esportes e Educação estiveram presentes no evento para a formação do I Fórum de Esportes da Associação. A proposta vai contemplar representantes de cada consórcio público para que sejam debatidas temáticas e os principais anseios da região no âmbito no esporte.
Ao mesmo tempo, o presidente Marcone destacou que, após uma conversa com os prefeitos da região, ficou estabelecido a realização da Copa do Cacau entre os municípios que integram os consórcios ligados à Amurc. O campeonato acontecerá entre os municípios dos cinco consórcios, sendo que os finalistas disputarão o título maior, o da “Super Copa do Cacau”.
A ideia é promover o campeonato ainda este ano, respeitando todos os protocolos sanitários de combate a Covid-19, com a final prevista para o mês de dezembro. “A proposta visa suprir esse momento em que os municípios não vão participar do Campeonato Intermunicipal devido aos custos e, além de fortalecer a região com jogos que vai envolver as cidades vizinhas”, destacou Amaral.
O prefeito de Barro Preto, Juraci da Saúde, parabenizou a iniciativa da Amurc e destacou que o município está apoiando o projeto. “Temos que abraçar essa oportunidade. Se torna mais fácil pensar o esporte, de maneira geral, de forma consorciada. Temos que fortalecer nossa casa, e precisamos voltar às atividades com todos os protocolos de segurança”.
O prefeito de Camacan, Paulo do Gás destacou que a ideia é trabalhar a municipalidade, juntos e de forma planejada. “Para a região, a melhor opção é fazer um evento desse formato proposto, porque o intermunicipal gasta muito. É essencial para a região, a gente vai ter um público mais regionalizado e vai ser muito mais competitivo e dinâmico”.
Escolinha de futebol
A outra pauta apresentada pelo presidente da Amurc, foi de uma parceria firmada com o Esporte Clube Vitória para que os municípios associados possam investir na formação de crianças nas escolinhas de base de futebol, apoiadas pelo clube baiano. Ao aderir ao projeto, o ECV estará supervisionando a formação, de forma gratuita, de crianças acompanhadas pelo setor social e de educação da rede municipal.