Com a proposta de comemorar o Dia da Independência do Brasil, um marco da história do País, a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Educação, realizou um desfile simbólico no distrito de Taboquinhas. Esse ano, por conta da pandemia, não houve a participação dos estudantes. O desfile contou com a Fanfarra de Percussão de Taboquinhas e os personagens D. Pedro I e Leopoldina, símbolos da independência, além das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Itacaré.
A concentração foi às 8 horas da manhã na Praça do Colégio Padre Edgard, passando pelas duas do Comércio e João Coutinho, encerrando na Praça de Taboquinhas, onde foi cantado o Hino Nacional Brasileiro. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância de manter a tradição e a cultura do desfile do dia 07 de setembro, por isso é que, mesmo na pandemia, acontecerá a comemoração simbólica. A expectativa é que tudo isso venha a passar o mais rápido possível para assim garantir a realização dos eventos e dos movimentos cívicos e culturais com a participação de todos.
HISTÓRIA – Popularmente conhecido como Dia da Pátria ou o Dia da Independência, o 7 de setembro é um feriado nacional. Nessa data, os brasileiros comemoram a ocasião em que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil gritando “independência ou morte”, ato que ficou conhecido como o Grito da Independência ou Grito do Ipiranga, porque foi dado às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo.