A décima edição do Festival de Dança Itacaré tem início neste sábado (05) e segue até a próxima sexta-feira (11) celebrando o tema “Experiências dançantes”. Na programação, totalmente gratuita, estão oficinas, espetáculos e performances de artistas da Bahia, Piauí, Ceará, Minas Gerais e São Paulo, que irão trazer as suas expressões por meio de diferentes estilos de dança.
O evento terá início em Ilhéus, no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, onde acontecerá o lançamento presencial do documentário “Tenho ouvido pra dançar” (direção: Victor Quixabeira e Souza), no dia 05 às 18h, e a apresentação do espetáculo resultante da oficina-espetáculo “Estrutura: Espaço em processo(s)”, facilitada por Bel Souza e Cecília Carvalho (Palmeiras/BA), no dia 06, às 20h.
A partir do dia 07, Itacaré se torna palco do Festival, iniciando a programação com a exibição do mesmo documentário e seguindo com a realização de duas oficinas-espetáculos – que criarão suas apresentações finais durante as aulas – além de mais cinco trabalhos cênicos e de três performances de rua ou espaço alternativo. O Centro Cultural Porto de Trás, ruas, praças e praias de Itacaré serão cenário da programação, ampliando as possibilidades de ocupação de novos espaços da cidade.
Este ano, o evento volta à modalidade presencial, depois de ter sido realizado duas vezes no formato on-line. A comemoração das 10 edições começou já em setembro, quando, graças ao potencial do Festival, a idealizadora Verusya Correia foi a única brasileira no Programa Internacional de Visitantes Internacional Tanzhaus NRW 2022, organizado pela NRW Landesbuero Tanz, na cidade de Düsseldorf, na Alemanha. Segundo Verusya “Há de imaginar, eu imaginei. Porém para que a nossa imaginação se transforme em projeto real, são necessárias várias articulações. Nesses 14 anos de realização, agradeço a cada pessoa, instituição, local, profissional, artistas, espaços que acreditaram, que esteve junto com o Festival em algum momento. O nosso evento mostra que é possível imaginar e realizar”, comemora Verusya.
Acesse a programação completa em https://festivaldedancaitacare.com.br/ANO-X/. O X Festival de Dança de Itacaré é uma realização da Associação Comunidade Tia Marita, com apoio institucional da Casa Ver Arte, apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré. Tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. Acompanhe as redes sociais em @festivaldedancaitacare.
SERVIÇO
O quê: Programação do X Festival de Dança Itacaré.
Onde: Itacaré e Ilhéus.
Quando: De 05 de 11 de novembro de 2022.
Saiba mais: Mais informações em https://festivaldedancaitacare.com.br/ANO-X/ e nas redes sociais @festivaldedancaitacare.
Realização: Associação Comunidade Tia Marita.
Apoio: Prefeitura Municipal de Itacaré.
Apoio institucional: Casa Ver Arte.
Apoio financeiro: Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.