Semana da Consciência Negra continua hoje em Itacaré com capoeira e samba de roda

A Semana da Consciência Negra continua em Itacaré nesta sexta-feira com uma série de atividades promovidas pela Prefeitura de Itacaré, através das secretarias de Educação e Turismo e Cultura, e em parceria com o Conselho Quilombola e Conselho Municipal de Políticas Culturais. O evento conta com palestras, debates, oficinas, aulões, desfiles da beleza negra e manifestações culturais.
 
De acordo com a programação, nesta sexta-feira as atividades começam às 17 horas, na praça São Miguel, com a palestra com o Mestre Ninja e a professora Pimenta, seguindo com a Roda Aberta com Bate Papo com o Mestre Dudu, que vai falar dos fundamentos da capoeira regional, com cantos, toques e o que surgir. Às 21h30min acontece a oficina de samba de roda, com o contra mestre Gué.
 
No sábado, dia 20, as atividades começam logo cedo no quilombo urbano Porto de Trás, com uma grande programação durante todo o dia. O evento vai contar com a abertura oficial, apresentação de vídeos, a tradicional feijoada do Porto de Trás, samba de roda, apresentação do Rancho do Bicho Caçador e o samba duro. Já na Praça São Miguel acontecerá, às 14 horas, aulões de capoeira com o Mestre Railson, seguindo às 15h30min com a oficina de capoeira com o Mestre Duda e às 17 horas acontecerá um grande rodão de capoeira.
 
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, ressaltou a importância de realizar esses eventos, trazendo discussões, debates e reflexões sobre uma questão tão importante que é a consciência negra. De acordo com ele, as apresentações artísticas servem para mostrar a importância cultural da nossa gente e os debates têm uma função de despertar o senso crítico, trazer assuntos pertinentes e fortalecer a luta pela igualdade racial e social.
 
O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. A data reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros ao país, a escravidão no Brasil e o racismo estrutural da sociedade. A data foi instituída durante o governo Lula, através da Lei nº 10.639. O documento inclui o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório das escolas brasileiras. Além disso, instituiu o 20 de novembro como o ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.

Publicado

em

, ,

por

Tags: