Prefeitura de Itacaré realiza dia D de combate ao suicídio

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, realiza todos os anos diversas ações de campanhas durante o Setembro Amarelo, que tem como objetivo combater e prevenir o suicídio, visando sensibilizar a sociedade e os profissionais da saúde para que se atentem aos sinais do problema.

Na última quinta-feira (15) aconteceu no Casarão Verde, em Taboquinhas, o dia D contra o suicídio, com palestra de conscientização com o público atendido pelo Grupo de Convivência dos Idosos, Aconchego do Conhecimento. A palestra foi ministrada pela Psicóloga Silvana Oliveira e acompanhada pela orientadora do grupo dos idosos, Atylana Karyelly e pela Assistente Social, Letícia Freitas.

Um dos pontos mais relevantes da Campanha Setembro Amarelo é promover eventos, debates e discussões sobre a importância de cuidar da saúde mental, entendo que o suicídio é um problema social; sendo importante o cuidado com as pessoas, e sobretudo, envolver toda a população nesse processo mútuo.

Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, dados de 2021. “O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima–se que no mundo, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente, sendo a quarta maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade”. Com relação ao Brasil, segundo dados de pesquisas do ano de 2021, a cada 45 minutos uma pessoa comete suicídio no país, e para cada morte, acontecem 20 tentativas, apontando o suicídio como um problema grave de saúde pública.


Publicado

em

por

Tags: