A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Educação, em parceria com o Conselho Quilombola Municipal e o Coordenador do Fórum de Educação Quilombola do Litoral Sul, Cláudio Soledade, estão realizando diversas ações nas escolas públicas de Itacaré.
As ações são direcionadas para as escolas quilombolas, e também para as escolas públicas do município que recebem alunos oriundos dessas comunidades. Dentre as atividades desenvolvidas estão rodas de conversa, palestras, práticas e acompanhamento.
Com o objetivo de levar conhecimento e despertar o autoconhecimento, o principal público-alvo são os alunos, mas os trabalhos têm tomado uma grande proporção, que tem atingido todo o corpo docente, pais e comunidade, já demonstrando resultados positivos em pouco tempo de execução.
Segundo Cláudio Soledade, o foco é fazer com que os alunos se reconheçam; conheçam a sua história e seus direitos. “É muito triste quando temos essas pessoas que estão em formação e não conhecem a sua história, de onde vem; nosso trabalho é de conscientização, de pertencimento, para que tenhamos escolas quilombolas de verdade no município”, finalizou o Coordenador do Fórum de Educação Quilombola do Litoral Sul.