O novo Hospital de Campanha de Itabuna será mais um importante equipamento na luta para combater o Covid-19 em toda a região Sul da Bahia. A avaliação foi secretário de Saúde de Itacaré, Ricardo Lins, que participou nesta segunda-feira(29), representando o prefeito Antônio de Anízio, da inauguração da nova unidade, instalada no terreno anexo ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que conta com 40 leitos de UTIs e enfermaria, exclusivos para o tratamento da Covid-19 da população de Itabuna e de municípios da região.
O prefeito Antônio de Anízio também destacou a importância da unidade, principalmente nesse momento crítico em que a região atravessa, com o aumento do número de casos. Mas paralelo ao Hospital de Campanha, o prefeito de Itacaré voltou a defender a necessidade de intensificar a vacinação para atender a um público cada vez maior contra o coronavírus, além da importância das medidas de evitar a doença, como o isolamento social, o uso de máscaras e álcool em gel
O Hospital de Campanha de Itabuna, que vai atender a toda a região, começa a funcionar já nesta terça-feira (30). A unidade municipal será administrada pela Fundação Fabamed, que atualmente faz a gestão de aproximadamente 500 leitos, sendo 248 dedicados a Covid-19 nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Barra, Seabra e Simões Filho. Com os 40 novos leitos da unidade, a macrorregião Sul possuirá 390 leitos ativos, sendo 166 de UTI Covid-19. Os municípios que ofertam leitos exclusivos para esta patologia são Itabuna, Ilhéus, Jequié, Camacan e Valença.
A solenidade de inauguração do Hospital de Campanha contou com a participação virtual do secretário de saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, do presidente da Amurc, Marcone Amaral. do deputado estadual, Rosemberg Pinto, do deputado federal, Paulo Magalhães, vereadores e autoridades de Itabuna e região, prefeitos das cidades de Ilhéus, Ibicaraí, Buerarema, Arataca, Coaraci, Jussari, Itaju do Colônia, Ubaitaba, além de representantes de outros municípios.