Povos tradicionais quilombolas de Itacaré discutem melhorias e políticas públicas com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social

Dialogar sobre as necessidades e demandas das comunidades quilombolas. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Itacaré, através das Secretarias Municipais de Educação (Seduc), Saúde e de Desenvolvimento Social, recebeu, os povos tradicionais quilombola de Itacaré.

O prefeito Antônio de Anízio destacou a importância desse encontro e diálogo com os povos tradicionais do município. “Fortalecer o vínculo com nossas comunidades é de extrema importância, e esse será sempre o objetivo da gestão, se aproximar cada vez mais da população” finalizou o Prefeito.

Na última quarta-feira (25), os representantes do Conselho expuseram na sala de reuniões da Seduc, as demandas das suas comunidades. Na ocasião, foram expostas a necessidade de melhorar a estrutura física de algumas escolas, o transporte escolar, as estradas de acesso, a merenda escolar, os conteúdos programáticos e a contratação de novos professores. Algumas das demandas já estão sendo resolvidas pela Seduc, outros estão em andamentos ou recebendo novos encaminhamentos.

Lembrando que a Secretaria de Educação está sempre disposta a ouvir as reivindicações e fortalecer o diálogo com a comunidade escolar e com a sociedade para que os estudantes do município tenham um ensino público gratuito de qualidade e que todos os problemas que forem apresentados sejam rapidamente solucionados.

Paralelo a esse encontro, as lideranças quilombolas também se reuniram com representantes da Secretaria Municipal de Saúde. Na reunião, também foram pautados alguns problemas enfrentados pelos quilombolas, como a sua inclusão no planejamento da saúde e as possíveis soluções.

Participaram do encontro com a Secretária Municipal de Educação, Jamille Souza, e com a Secretária Municipal de Saúde; Andréia Palafóz, o presidente do Conselho, Wellington Silva, o vereador Biro do Fôjo, além de representantes da Secretaria de Educação, de Saúde e do Conselho Municipal Quilombola.

Já na manhã desta quarta-feira (01), a reunião foi com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social. No encontro, o Conselho solicitou um levantamento de famílias quilombolas e discutiram a importância do Cadastramento Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cad Único). Neste encontro a Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), garantiu que está finalizando o planejamento do Cras e em breve irá fazer as buscas ativas nas comunidades quilombolas. Vale ressaltar que a divulgação dessas informações serve para mapear e identificar as famílias quilombolas que recebem benefícios e também reforçar as políticas públicas voltadas para essas comunidades.

Participaram da reunião, que aconteceu na Secretaria de Comunicação, a Secretária de Desenvolvimento Social, Juliana Novaes; Maria Regina, Coordenadora do Cras; José Ramos, presidente do Conselho Quilombola Baixo Sul e Litoral Sul, Cláudio Soledade, coordenador do Fórum de Educação Escolar Quilombola, além dos membros do Conselho Quilombola de Itacaré.


Publicado

em

por

Tags: