A Prefeitura de Itacaré, representada pela Secretaria de Turismo e em articulação conjunta com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, a Ertour Receptivo e a Bahia Experience, recebeu na terça-feira (05) pela segunda vez o navio de expedição SH Vega, que faz sua estreia oficial no Brasil. O navio de cruzeiro, que carrega uma expertise de navegar pelos polos Ártico e Antártico, realizava paradas técnicas em águas brasileiras apenas para manutenção. Agora, com sua chegada a Bahia, incluindo Itacaré, o SH Vega ingressa em uma rota de visitação que contempla praias e cidades turísticas do país, levando viajantes em busca de destinos exóticos e experiências culturais.
Com seu porte compacto e tecnologia híbrida — permitindo operação com bateria em locais ambientalmente sensíveis —, o SH Vega é um dos poucos navios que consegue visitar áreas de preservação ambiental. Esse caráter inovador possibilita que seus passageiros explorem cenários naturais de forma respeitosa, desembarcando na costa em botes especiais e acessando locais que estão fora do alcance de grandes embarcações. Comandante do Navio, o Capitão Maurício dos Santos, falou do compromisso ambiental, “Levamos a sustentabilidade muito a sério”, destaca o capitão, português da Ilha da Madeira. “Seguimos rigorosamente as diretrizes internacionais e locais. Todos os hóspedes são orientados antes de cada passeio, a água utilizada no navio é dessalinizada do mar, então não usamos garrafas plásticas, e todo o nosso lixo é tratado e descartado com responsabilidade nos portos adequados”, complementou.
Os visitantes foram inseridos em um roteiro cuidadosamente planejado pela empresa, para destacar as belezas de Itacaré. Inicialmente, o programa incluía um city tour com visitas ao artesanato da Concha, orla, igreja e museu sacro, centro histórico, Passarela da Vila, Pituba, Praça das Mangueiras e Conchas do Mar. Após a primeira visita do navio, no dia 01 de novembro, novas opções de passeios foram integradas, sugeridas pela Setur do município. Muitos turistas aproveitaram para conhecer a Cachoeira do Cleandro, acessada pelas lanchas da Apini, e a Cachoeira do Tijuipe, utilizando transportes e guias locais. Além disso, as praias urbanas foram exploradas em grupos menores, e São José foi visitado com apoio de vans e guias locais. Outros turistas também desfrutaram momentos de relaxamento nas cabanas da Praia da Concha.
A diversidade de experiências emocionou muito a todos. Carlos, produtor audiovisual do navio, comentou que nunca havia visto algo assim e se emocionou ao visitar a Cachoeira do Cleandro, “Itacaré é uma cidade única, com a beleza das praias, o encontro do rio com o mar e uma rica história, foi uma maravilhosa e positiva surpresa”, colocou.
O influenciador português Diamantino Martins, conhecido por suas amplas conexões com celebridades e figuras públicas e Vips do mundo inteiro e principalmente de Portugal e toda Europa, e o empresário brasileiro Wildes de Brito, proprietário da Pousada Maria Bonita em Fernando de Noronha, também estavam embarcados e ambos fizeram um tour exclusivo, para conhecer as estruturas de hospedagem e gastronomia locais, focando o turismo de luxo, com uma possibilidade real de um retorno para a realização de um evento para amigos, influencers e convidados Vips Brasileiros e estrangeiros.
Para Diamantino Martins a experiência foi incrível, “estou muito encantado com o que pude sentir e ver, o Destino está preparado para receber turistas do mundo inteiro, mesmo os mais exigentes vão se impressionar positivamente com a energia desse lugar, a receptividade cuidadosa e toda estrutura que o Trade oferece, renovamos as energias nas aguas da cachoeira do Cleandro, um momento inesquecível”, o empresário brasileiro Wildes de Brito com um olhar empreendedor, citou Itacaré como um diamante a ser descoberto por quem ainda não conhece, “avalio que Itacaré é um destino que tem muito a oferecer, com a sua diversidade de oportunidades, excelente gastronomia, hotéis que atende muito bem aos mais exigentes, mas hotéis para todos os bolsos, com certeza será muito maior a procura nos próximos anos, pois o turismo de experiência busca o que encontramos aqui, uma excelente experiência”, colocou o empresário, que propôs ao Secretário Marcos japu, uma edição do festival de cinema produzido por ele em Fernando de Noronha e já planeja retornar no próximo ano para ficar e conhecer mais um pouco o destino.
O secretário de Turismo, Marcos Japu, comentou sobre o impacto positivo para a economia local: “Foi um ganho significativo para a economia, mas, ainda mais importante, conseguimos agregar valor ao envolver os lancheiros da APINI (Associação dos Piloteiros Náuticos de Itacaré), guias locais, Equipe da Ertour Turismo, condutores, lojas, restaurantes, taxistas, cabanas de praia e receptivos. Esse impacto fortalece nosso Destino e abre caminho para futuras visitas, oferecendo aos turistas uma experiência que os faz querer voltar e explorar ainda mais” colocou.
Em uma visita de avaliação, Julia Klug, gerente para criação de roteiros em terra (Assistant Expedition Leader), conheceu o Quilombo Urbano e o Centro Cultural do Porto de Trás, além do forte local, com o objetivo de enriquecer o roteiro da expedição com aspectos culturais de Itacaré. Ela demonstrou grande interesse em incluir visitas a Taboquinhas, fazendas de cacau e experiências gastronômicas que valorizem os chefs locais e a agricultura familiar, proporcionando aos turistas uma conexão mais profunda com a cultura da região.
Erasmo Carlos, guia de turismo local, acompanhou Julia na sua expedição, “hoje foi diferenciado, com grupos menores foi possível mostrar a cidade com mais eficiência. Conduzimos a pedido da empresa, ao Quilombo Porto de Trás apresentando o local e o centro comunitário, para um futuro passeio, conversamos sobre o Quilombo Santo Amaro, com a experiência gastronômica. E sugerimos outros espaços para novas possibilidades, inclusive acrescentando as Fazendas de Cacau, para que possamos oferecer mais um produto”.
Maurício dos Santos, capitão do SH Vega, destaca também o vínculo emocional que se cria entre os passageiros durante a viagem. “O ambiente do navio facilita a formação de laços e amizades que podem durar para a vida toda. Esse é um dos fatores que torna o cruzeiro tão especial: as pessoas compartilham momentos que fortalecem conexões e deixam lembranças para sempre. É uma viagem marcante, daquelas para lembrar a vida toda”.
Heloísa e Márcio Monte Negro, de Curitiba, compartilharam sua experiência: “Viemos de navio e não imaginávamos o quanto seria especial. Fizemos uma massagem incrível, provamos várias delícias nas cabanas e fomos acolhidos pela simpatia e receptividade do povo da cidade. Foi uma experiência que nos surpreendeu muito. Com certeza, voltaremos com mais tempo para aproveitar ainda mais”.
A prefeitura de Itacaré, responsável pela coordenação da operação por meio da Setur, contou com apoio da Marinha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil, além das equipes de Trânsito e Salva-vidas do município, para assegurar uma recepção organizada para os turistas.
A Ertour Receptivo tem se destacado pelo profissionalismo e dedicação em cada detalhe do atendimento aos turistas que visitam Itacaré. Com uma equipe comprometida, a Ertour proporciona experiências que vão além do turismo tradicional, valorizando as belezas naturais e a cultura local de forma única. Durante a chegada do SH Vega, seu trabalho exemplar contribuiu para uma recepção calorosa e bem organizada, garantindo que os visitantes se sentissem acolhidos e imersos no melhor que a cidade tem a oferecer. Essa parceria fortalece o turismo de Itacaré, agregando valor ao destino e promovendo um impacto positivo para todos os envolvidos.
Itacaré já está confirmada na rota do navio de expedição cultural SH Vega para 2025 e 2026. A inclusão da cidade no itinerário das próximas temporadas reforça seu destaque como destino de referência em turismo cultural e de natureza, atraindo visitantes internacionais em busca de experiências autênticas e imersivas na Bahia.
Dados sobre o SH Veja
O SH Vega é uma embarcação de expedição cultural com 113 metros de comprimento, projetada para transportar até 158 passageiros e uma tripulação de 120 pessoas. Equipado com tecnologia de propulsão híbrida, o navio é capaz de operar com bateria em áreas de preservação ambiental, minimizando seu impacto no ecossistema. Seu interior é decorado com uma estética sofisticada e acolhedora, oferecendo suítes espaçosas e ambientes comuns que proporcionam uma atmosfera intimista e personalizada. Este navio foi desenvolvido para navegar em regiões remotas e desafiadoras, como os polos, onde operou anteriormente, trazendo agora essa experiência incomparável ao litoral brasileiro.
Contato de Imprensa:
Gabriela Rodrigues
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Turismo de Itacaré
61 996763076
secturismo@itacare.ba.gov.br
Mais informações: