Itacaré vacina pessoas acima de 60 anos e professores acima de 50

A Prefeitura de Itacaré continua com a vacinação de pessoas acima de 60 anos contra o Covid-19 e ainda os professores na faixa etária acima dos 50 anos. Também já está sendo aplicada a vacina contra o coronavírus em pessoas transplantadas, os que possuem Síndrome de Down e ainda os imunossuprimidos, que são aqueles vivendo com HIV, doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente.

 

As pessoas acima de 60 anos e os professores na faixa etária acima dos 50 anos devem procurar os pontos de vacinação que funcionam em Itacaré no Colégio Maria Benjamina e em Taboquinhas no Colégio Padre Edgar dos Santos Torres, das 9 às 12 horas. Já as pessoas que fazem parte desse grupo especial de transplantados, síndrome de Down e imunossuprimidos precisam realizar o cadastro na Secretaria de Saúde. Para isso, devem apresentar o relatório médico, RG e cartão do SUS.

 

SEGUNDA DOSE – A Prefeitura de Itacaré também continua com a vacinação da 2ª dose das pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A orientação é que todos os que tomaram a primeira dose retornem aos locais de vacinação, sempre das 13h30min às 15h30min, nas datas que foram marcadas nos cartões. Os idosos e acamados também precisam tomar a segunda dose da vacina para garantir a imunização esperada.

 

O prefeito Antônio de Anízio ressaltou a importância das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e dos que estão incluídos nessa faixa etária procurarem imediatamente os locais de vacinação e as unidades de saúde para fazer o cadastro. Também reafirmou a necessidade das pessoas que tomaram a primeira dose retornem aos postos de vacinação como forma de garantir assim uma imunização mais eficaz contra a doença,

 

De acordo com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, uma dose da vacina garante uma resposta imunológica menos eficaz do que a produzida após o efeito da segunda dose. Em outras palavras, a primeira dose prepara o sistema imunológico para um ataque viral e a segunda aumenta a imunização, daí a importância do retorno nas datas que foram marcadas nos cartões de vacinação. Os profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itacaré explicam que, tomar apenas uma dose da vacina não irá gerar a proteção anunciada.


por

Tags: