A cidade de Itacaré recebeu na última sexta-feira um encontro ampliado das comunidades quilombolas de diversas cidades do baixo sul e litoral sul baiano. A reunião foi promovida pelo Conselho Inter Territorial de Articulação das Comunidades Quilombolas do Baixo Sul e Litoral Sul da Bahia (CIACOQ), em parceria com o Conselho Quilombola de Itacaré e apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré.
O objetivo do encontro é de fortalecimento das comunidades tradicionais, planejamento das ações e escuta das comunidades. Estiveram presentes representantes de 23 comunidades do baixo sul e litoral sul. Na pauta, alguns temas de extrema importância para os povos tradicionais como educação, território- demarcação, titulação e ocupação, diálogo das comunidades com os poderes públicos municipais, entre outros.
Em Itacaré, as comunidades vêm mantendo o diálogo com as secretarias do município, o que tem garantido alguns dos direitos essenciais para manutenção da existência da tradição e cultura dos povos no município. Para o vereador Biro do Fôjo, vereador quilombola itacareense, reunir todas essas pessoas para discutir e pensar a situação das comunidades é muito importante e acrescentou “vivemos novos momentos no poder federal do nosso país, e temos que estar preparados para irmos em busca dos nossos direitos, todos juntos, por isso a grandeza de um encontro como o de hoje”, finalizou o vereador.
Já o presidente do CIACOQ, José Ramos, garantiu que continuará articulando e auxiliando as comunidades em seus municípios, organizando e levando conhecimento para que cada cidade compreenda a importância da participação desses povos dentro das ações organizacionais e tomadas de decisão.