Itacaré realizou live/conferência em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Esporte, Mulher e Juventude e Diretoria da Mulher, realizou a Conferência sobre o Papel da Mulher da Sociedade. O evento foi realizado na noite da última quarta-feira e contou com a presença da deputada federal Alice Portugal, da juíza de direito da Comarca de Itacaré, Diva Maria Monteiro de Castro, da escritora e líder comunitária Otília Nogueira, da empresária Cida Aguilar, da psicóloga Ana Paula Laranjeira, da advogada Arlinda Oélia e das secretárias municipais Juliana Novais e Eliane Camargo, das secretarias de Desenvolvimento Social e Educação, respectivamente.

 

Durante a live, realizada no Hotel Boutique Terra Boa, a diretora de Políticas Públicas para as Mulheres, Liane Reis, falou da importância da conferência, onde foram debatidos diversos temas, como os direitos das mulheres e a conquista cada vez mais de espaços em todos os setores da sociedade. As participantes fizeram questão de relatar experiências positivas onde a mulher tem sido fundamental em todos os espaços ocupados, sendo exemplo de competência, força e compromisso. Também falaram dos direitos das mulheres e do combate à violência.

 

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, ressaltou a importância das comemorações ao Dia da Mulher, da busca de novos espaços e direitos, do incentivo para que cada vez mais mulheres sejam exemplos de superação e destaque nos papéis que exercem e da continuidade do trabalho de combate à violência doméstica. Ele informou que o Dia Internacional da Mulher é um momento de festas, de comemorar as conquistas, mas também de reflexão e de lutas para continuar buscando cada vez mais o espaço feminino e os direitos da mulher.

 

O Dia Internacional das Mulheres é celebrado, anualmente, no dia 8 de março. A ideia de uma comemoração anual surgiu depois que o Partido Socialista da América organizou o Dia das Mulheres, em 20 de fevereiro de 1909, em Nova York, uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino. Durante as conferências de mulheres da Internacional Socialista, em Copenhague, em 1910, foi sugerido, por Clara Zetkin, que o Dia das Mulheres passasse a ser celebrado todos os anos, sem que, no entanto, fosse definida uma data específica. Em 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional das Mulheres, pelas Nações Unidas. Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países.


Publicado

em

, ,

por

Tags: