O município de Itacaré deu mais um importante passo para o encerramento definitivo do lixão e implantação do programa Lixão Nunca Mais. Representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Comunicação se reuniram na manhã desta terça-feira(26) com o professor Fernando Jucá e com coordenador do Projeto ProteGEEr, Guilherme Gonçalves, para a realização do diagnóstico de toda a área e definição das etapas que serão realizadas visando o encerramento das atividades já no mês de junho deste ano.
Em seguida, a equipe foi para o espaço onde hoje é o lixão para fazer o levantamento da área, identificar os danos ambientais e as medidas que serão adotadas para a recuperação do local. Também será feita a sondagem do solo com amostras que deverão ser enviadas para análise em laboratório. O trabalho vai continuar com as visitas técnicas, acompanhamento das etapas que estão sendo realizadas, a ampliação do programa de coleta seletiva, implantação da estação de trasbordo, centro de triagem, além de todas as questões sociais que estão sendo desenvolvidas para o amparo e apoio aos catadores e suas famílias.
A iniciativa de acabar de vez com o lixão de Itacaré partiu do prefeito Antônio de Anízio, que firmou convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional para o encerramento das atividades e a realização dos estudos para viabilizar o fechamento. O documento foi assinado pelo prefeito Antônio de Anízio e pelo secretário nacional do Saneamento, Pedro Maranhão, e prevê além do diagnóstico da área do lixão e a sondagem do terreno, a realização de melhorias imediatas para a redução do chorume e da queima a céu aberto para a cobertura inicial dos resíduos, o controle de acesso ao local e o Plano de Encerramento definitivo do lixão.
O estudo está sendo desenvolvido pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), sob a orientação da Secretaria Nacional de Saneamento e apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Itacaré, e será entregue em junho deste ano. Durante a assinatura do ato, o prefeito Antônio de Anízio reafirmou que o município já está em um estágio avançado para realizar o fechamento definitivo do lixão, com as obras do Centro de Triagem praticamente concluídas, as ações sociais e ambientais e ainda a construção de casas para as famílias de catadores que estarão deixando o local para morar em residências dignas e com a infraestrutura necessária.