A prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Núcleo Regional Sul (NRSUL) e agentes do Estado realizaram um curso de capacitação com os agentes de combate a endemias do município.
O objetivo do curso é qualificar esses agentes para observar e identificar as características, hábitos e configuração do inseto triatomíneos (o barbeiro). Com isso, os profissionais de endemias obterão competência técnico-científica direcionada a identificação dos vetores da doença de Chagas no Brasil, com enfoque principal nos membros do Complexo Triatoma brasiliensis (Principal vetor da doença de chagas no nordeste brasileiro).
Com o curso finalizado, os agentes já estão aptos a detectar características físicas, comportamentais e reprodutivas dos insetos, captura e análise do vetor, o inseto barbeiro, causador da doença de chagas.
A capacitação e preparação desses profissionais é de extrema importância, pois o município conta agora com seus próprios agentes para desenvolver ações cada vez mais eficazes na incidência de casos.