Itacaré realiza ações de combate à violência contra a mulher.

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Esporte, Mulher e Juventude, por meio da supervisora em políticas públicas para as mulheres, Mariza F. Leão, tem promovido e organizado diversas ações pautadas na lei Maria da Penha, com o objetivo de conscientizar a população sobre a violência contra as mulheres.

Entre os trabalhos desenvolvidos estão a distribuição de material impresso e em QR code, rodas de conversas, palestras nos diversos pontos da cidade, bairros, distritos e vilas. Um dos pontos fortes das ações é a distribuição do violentômetro.

O VIOLENTÔMETRO é um material informativo que mostra para as pessoas os níveis de agressão, é uma escalada de 28 comportamentos e sua respectiva gravidade.

Ele surgiu no México, espalhou-se pela America Latina e já chegou à Espanha e outros países europeus. Em 2016 chegou em Portugal, através da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pouco tempo depois, foi largamente reproduzido pelo Senado Federal / Tribunal de Justiça da Paraíba entre outros estados e municípios brasileiros e agora chega ao Município de Itacaré/Bahia, com uma repaginada diferente e atualizada.

O objetivo dessas ações é de alertar a população para os diferentes tipos de violência.

O VIOLENTÔMETRO conta ainda com 05 tipos de violência que a mulher pode se alertar e vir a denunciar, previsto na Lei Maria da Penha. É um material simples, mas bastante objetivo, para que todos possam ter acesso.


Publicado

em

por

Tags: