Itacaré irá comemorar 300 anos da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo

Um ano muito especial e esperado pelos itacareenses, sobretudo para a comunidade Católica, que comemoram 300 anos da Igreja Matriz de São Miguel no dia 10 de dezembro de 2023.

E a população já pode ter acesso a toda programação do dia 10, que terá apresentação super esperada, o Padre Alessandro Campos, um ícone da música católica na atualidade. O anúncio do padre na programação já deixa toda Itacaré e região com grande expectativa, já que o ícone é muito querido por todos, independente da religião.

Programação

Os festejos no dia 10 começam logo cedo, às 5h30 da manhã acontece a alvorada, às 9h a Santa Missa, que será acompanhada da Procissão. E às 15h o grande show do padre Alessandro Campos, e não para por aí, às 17h mais shows com o Padre Ednaldo e convidados. Para finalizar a programação terão sorteios e homenagens, além da exibição do documentário da Uesc sobre o Museu Histórico São Miguel.

HISTÓRIA

Itacaré originalmente era habitada por aldeias indígenas que viviam da pesca e agricultura para subsistência. Por volta de 1530, Portugal iniciou a colonização de Itacaré, com as capitanias hereditárias. Junto com os Portugueses, vieram também os Jesuítas, estes incumbidos de demarcar o território.

Em 1720 a capela de São Miguel foi erguida pelo jesuíta Luis da Grã e assim batizando a população de São Miguel da Barra do Rio de Contas.

Itacaré só foi elevada a categoria de município quando a Condessa do Resende – Dona Maria Athaíde e Castro, donatária da capitania de Ilhéus, tornou Itacaré um município.

Junto com sua história, Itacaré traz diversos monumentos históricos, como a Casa dos Jesuítas e a Igreja Matriz. A igreja cujo padroeiro é São Miguel Arcanjo, que no dia 10 de dezembro completa 300 anos e tem uma rica beleza interna.

Hoje, o município também conta com o Museu Histórico São Miguel, que conta a história da igreja e da cidade, por das peças, construções, artes sacras, pinturas e muito mais. O que já mais um atrativo turismo do município.

A HISTÓRIA CONTADA DE GERAÇÃO A GERAÇÃO

Contam os mais antigos que eram constantes os ataques de índios a moradores e jesuítas e que por este motivo que os padres construíram um túnel ligando a igreja e a casa dos jesuítas, levando-os até as matas.

ECONOMIA

Até meados da década de 70, Itacaré tinha como principal fonte de renda o cultivo de cacau, diversas plantações eram administradas por ricos barões do cacau, porém com a chegada da vassoura de bruxa – praga que ataca as lavouras de cacau, a cidade sofreu um grande declínio e empobrecimento, obrigando o guerreiro povo itacareense a buscar outras alternativas de subsistência, assim explorando o que é um grande sucesso até os dias de hoje e continua crescendo mais e mais, o turismo sustentável.

HOJE, ITACARÉ É VISITADA E RECONHECIDA MUNDIALMENTE

Trechos e recortes https://itacareparadise.com.br/a-historia-de-itacareba


Publicado

em

por

Tags: