Um mês inteiro com palestras nas escolas, orientações no trânsito, blitz educativas e ações na área de saúde para os motoristas e pedestres. Assim foi o Movimento Maio Amarelo em Itacaré, promovido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Transporte e Trânsito, Educação e Saúde, com o objetivo conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de seguirem as normas e evitar os sinistros no trânsito.
E na manhã do último sábado o trabalho foi desenvolvido na orla de Itacaré, em frente à Praça São Miguel, onde foram distribuídos panfletos e realizadas exames de glicemia e aferição de pressão arterial. A proposta foi orientar os motoristas sobre questões como o uso de cinto de segurança, sinalização do trânsito e estacionamento dos veículos, além de alertar para a necessidade de cuidar da saúde para garantir um trânsito mais seguro. A iniciativa agradou aos motoristas e pedestres, que fizeram questão de parar para realizar os exames de glicemia e pressão.
As ações fizeram parte do Movimento Maio Amarelo, que nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.