O Festival Gastronômico Sabores de Itacaré entra para sua 8ª edição e acontecerá entre os dias 14 e 24 de outubro de 2021, tendo como tema ”Da Origem ao Prato”, valorizando cada vez mais a agricultura familiar. A realização é da Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria de Turismo e do Governo da Bahia. Nesta 8ª edição será homenageado o ex-secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, que durante sete anos esteve à frente do festival até falecer em junho deste ano.
E neste ano, ainda por conta da pandemia, terá uma limitação de público. Seguindo o decreto estadual, o festival terá um esquema de entrada e saída que permitirá a presença de até 500 pessoas simultaneamente dentro do circuito gastronômico. A estimativa é de que duas mil pessoas visitem o espaço a cada dia. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, explicou sobre a escolha do tema, onde a proposta é de traçar a trajetória dos alimentos apresentados, destacando a história de cada ingrediente e todo o processo de produção e preparo até chegar à mesa do cliente.
Para garantir a participação de todos no circuito gastronômico, o Festival Sabores de Itacaré inscreveu os estabelecimentos interessados e a eles cabem a criação de receitas exclusivas para o evento. Os inscritos ainda podem participar da “feira gastronômica” que será montada na Praça São Miguel, oferecendo seus pratos a preço popular – máximo R$20 – e montagem formato degustação.
O festival ainda promove a feira da agricultura e do artesanato, sempre na busca pelo resgate da autoestima e valorização dos produtos nativos. Outra boa nova é a manutenção da cozinha show kids, que movimenta o circuito no período vespertino entre as 15 e 16 horas diariamente. Já a Cozinha Show oficial acontece sempre entre as 19 e 21 horas.
Quem assume a curadoria é o chef Junior França, que participa do festival desde o início. “Fico muito honrado em estar à frente do Festival Sabores de Itacaré, que, pra mim, é um dos eventos mais importantes da Bahia. Desde a primeira edição do festival até hoje, vimos uma evolução na culinária e agricultura familiar da cidade, que se transformou em um dos grandes pólos gastronômicos do estado”, disse o Chef.