O mês da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações para combater o racismo, o preconceito e a discriminação em suas mais diversas formas. Para celebrar a data que acontece no dia 20 de novembro, o Colégio Estadual de Taboquinhas promoveu ontem (17), uma série de atividades e ações para dar continuidade ao trabalho de implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
O evento aconteceu em diversos espaços da escola, envolvendo direção, coordenação, professores, pais, alunos e toda comunidade escolar. As programações foram variadas e englobaram palestras, roda de conversa, literatura de cordel, apresentações artísticas de dança, música, poemas, capoeira e mostra fotográfica. Essas atividades fazem parte do projeto “Histórias e Canções”, que nasceu com a finalidade de promover um importante e significativo “Evento Histórico” para a comunidade escolar do Colégio Estadual de Taboquinhas e formação discente com o tema: CONSCIÊNCIA NEGRA. E tem como objetivo cooperar com a valorização e visibilidade e sensibilizar a população sobre a luta contra o racismo e outras formas de discriminação e propor momentos de conscientização e reflexão sobre o assunto, contribuindo para a promoção da equidade racial e dos Direitos Humanos.
Vale ainda ressaltar que a Prefeitura de Itacaré também tem promovido diversos eventos que valorizem a história e cultura dos povos africanos e afro-brasileiros e indígenas, destacando a importância desses povos na construção histórica, cultural política e social do país.