Desenvolvimento Social de Itacaré comemora o Dia Internacional da Mulher

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher e destacar os direitos e a importância da mulher na sociedade, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Itacaré, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou nesta quarta-feira(09) uma homenagem às pessoas assistidas pelos programas sociais, incluindo o PETI e Primeira Infância no SUAS. O objetivo foi falar das lutas das mulheres, ressaltar a força e reafirmar as conquistas ao longo dos anos, além de alertar para a importância de combater a violência.

 

As comemorações foram realizadas no Clube Pirajá e contaram com palestras com o tema “O desafio das mulheres no mercado de Trabalho nos dias atuais”, proferidas pelas advogadas Caroline Bráulio e Arlinda Oleia. As atividades também contaram com festas, homenagens e comemorações.

 

A secretária de Desenvolvimento Social, Juliana Novaes, informou que as mulheres têm a cada dia conquistado mais espaços, ocupado importantes função da sociedade, mas a preocupação ainda é com a violência doméstica.  Nesse sentido, a equipe técnica da Prefeitura de Itacaré vem fazendo o acompanhamento e dando assistência a todas as mulheres vítimas de violência doméstica, como forma de evitar esse índice no município.

 

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, falou da importância das comemorações ao Dia da Mulher e da continuidade do trabalho de combate à violência doméstica. Ele também fez questão de colocar que o Dia Internacional da Mulher é um momento de festas, de comemorar as conquistas, mas também de reflexão e de lutas para continuar buscando cada vez mais o espaço feminino e os direitos da mulher.

 

O Dia Internacional das Mulheres é celebrado, anualmente, no dia 8 de março. A ideia de uma comemoração anual surgiu depois que o Partido Socialista da América organizou o Dia das Mulheres, em 20 de fevereiro de 1909, em Nova York, uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino. Durante as conferências de mulheres da Internacional Socialista, em Copenhague, em 1910, foi sugerido, por Clara Zetkin, que o Dia das Mulheres passasse a ser celebrado todos os anos, sem que, no entanto, fosse definida uma data específica. Em 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional das Mulheres, pelas Nações Unidas. Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países.


Publicado

em

, ,

por

Tags: