Representantes dos mais diversos segmentos da comunidade de Itacaré participaram nesta sexta-feira(04), durante todo o dia, no Clube Pirajá, da VII Conferência Municipal de Saúde, que esse ano teve como tema “Saúde e os desafios de uma nova realidade”. Promovida pela Prefeitura de Itacaré, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, a Conferência foi aberta a toda a comunidade, numa oportunidade de discutir juntos, de forma democrática e participativa, os problemas, os desafios e as propostas para melhorar cada vez o atendimento para a comunidade.
Para garantir a ampla participação popular, a conferência foi dividida em quatro eixos, com a discussão sobre a Reorganização da Gestão para a atenção à Saúde durante e após a pandemia, Consolidação dos Princípios do SUS, Financiamento do SUS e Participação Popular no Controle do SUS. Durante todo o evento equipes da Secretaria Municipal de Saúde falaram da importância da conferência e anotaram as sugestões feitas pela comunidade.
De acordo com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, a Conferência Municipal de Saúde tem o objetivo de criar um espaço para ouvir a população, para que possa expor suas necessidades, além de propor melhorias na rede municipal de assistência em saúde. O secretário de Saúde. Ricardo Lins, destacou a importância da participação da comunidade, pois a contribuição de todos será fundamental para que o poder público, junto com o Conselho Municipal, possa ouvir as suas demandas e, posteriormente, ajudar na elaboração de um planejamento de gestão que viabilize o SUS que queremos.
As discussões com a comunidade foram iniciadas no último dia 25 de janeiro com as pré-conferências em todas as unidades de saúde do município. Os encontros contaram com a participação de representantes dos mais diversos segmentos da comunidade de Itacaré, onde cada um teve a oportunidade de propor, apresentar sugestões e contribuições para melhorar cada vez mais a saúde pública.