Itacaré mantém tradição católica e realiza celebrações ao Padroeiro do município, São Miguel Arcanjo. Os festejos aconteceram com muita fé, alegria e a esperança de dias melhores para todos.
Com o Tema Central, “No caminho com São Miguel para os 300 anos aprendendo a ser igreja de Jesus, na comunhão, na participação e juntos na missão”, os festejos em homenagem a São Miguel Arcanjo, foram iniciados na noite da terça-feira, dia 20 de setembro e seguiu até o dia 29, com novenário todas as noites.
No dia 29, as celebrações iniciaram bem cedo, às 5h da manhã teve a alvorada, com participação de muitos fiéis, que percorreram às ruas de Itacaré, e no fim, teve o tradicional mingau. Às 7h, a Missa das Intenções, às 9h, a Missa Solene, com presença do Bispo Diocesano Dom Giovanni Crippa e caminhada de fé pelas principais ruas da cidade. A Missa Solene, contou com a presença do Prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, de secretários municipais, de vereadores e ex-vereadores, além de várias autoridades da cidade.
SOBRE SÃO MIGUEL ARCANJO
Miguel, que significa “ninguém é como Deus”, ou “semelhança de Deus”, é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.