A Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, lançou na manhã desta sexta-feira (29), no Fórum Conselheiro Barros Porto, a campanha ‘Agosto Lilás 2022’. A proposta tem como objetivo mobilizar a comunidade, levar informações dos direitos e das ofertas da rede de enfrentamento e atendimento às vítimas de violência doméstica, além de ser um convite à reflexão e conscientização de toda a sociedade para o fim da violência contra a mulher.
Na oportunidade, também foi assinado o termo de cooperação mútua entre o Estado e o município. O termo visa celebrar a parceria entre a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado (SPM) e o município de Itacaré para efetivação das ações de fortalecimento e enfrentamento à violência contra a mulher.
A prefeitura de Itacaré vem cumprindo seu papel de criar mecanismos efetivos de combate à violência contra as mulheres estabelecendo medidas de prevenção, assistência e proteção às vítimas em situação de violência doméstica. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, não esconde sua satisfação em colaborar com um luta tão importante. “Essas pautas fazem parte de lutas históricas das mulheres. Precisamos unir esforços para para enfrentar a violência contra a mulher, oportunizando o acesso à proteção e as políticas públicas. Este é o papel que a Prefeitura de Itacaré tem procurado cumprir, por isso nos comprometemos em formalizar a assinatura do termo de cooperação”, declarou o prefeito.
O evento contou com a participação do Vice-prefeito Genilson; da Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, do Vereador Diego de Bidal, da Secretária de Educação, Jamille Souza; do Secretário de Esportes, Mulher e Juventude, Marcelo Barros e do Major Hosannah. Além de diversas autoridades, representantes de várias secretarias municipais e sociedade civil.
As ações do Agosto Lilás em Itacaré vão contar com reuniões, carreatas, palestras educativas, panfletagens, além da campanha de divulgação dos canais de denúncias dos casos de violência contra a mulher na sede e no distrito de Taboquinhas.