Itacaré: Vila Marambaia é atendida com Programa Sexta Sem Mosquito

O Programa Sexta Sem Mosquito de combate ao Aedes Aegypti, transmissor dos casos de dengue, Zica e Chikungunya, continua sendo realizado pela Prefeitura de Itacaré, com ações semanais nos mais diversos bairros e comunidades do município, tanto na sede quanto na zona rural. E na última sexta-feira a equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou a ação de combate à dengue na Vila Marambaia, no quilômetro 06 da rodovia Itacaré-Ilhéus.

 

Como parte do Programa Sexta Sem Mosquito, a Secretaria de Saúde de Itacaré já realizou as ações de combate nos bairros da Passagem, Santo Antônio e Ribeirinha, Concha, Pituba e também no distrito de Taboquinhas. O objetivo é eliminar os criadouros dos mosquitos Uma das preocupações da equipe de vigilância epidemiológica é com as constantes chuvas desse período do ano, com o acúmulo de água parada e o forte calor, sendo propício para a proliferação do mosquito.

 

Como parte das ações, os agentes de endemias realizam ações educativas, através de orientação à população, e aplicação de larvicida nos locais com larvas dos mosquitos. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, destacou a importância de todos estarem juntos nessa luta para combater a dengue, daí a necessidade de realizar as campanhas educativas, visitas dos agentes de endemias aos bairros e distritos e a orientação à comunidade, principalmente nesse período do ano onde aumenta a proliferação do mosquito transmissor da doença.

 

A Secretaria Municipal de Saúde também pede a colaboração dos cidadãos e orienta que aproveitem esse período para observar o acúmulo de água parada em garrafas, vasos de plantas e pneus. Além disso, é preciso manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva, assim como limpar os vasinhos de planta e vasilhas usadas para colocar água para animais, retirar água de plantas que acumulam água, limpar as calhas, manter caixas d’água e cisternas tampadas e descartar adequadamente objetos que acumulam água.


por

Tags: