Os moradores do distrito de Taboquinhas que residiam na Rua Beira Rio, uma das mais atingidas pelas últimas chuvas, serão deslocados para uma outra área, muito mais segura e com infraestrutura adequada, que já está sendo preparada pela Prefeitura de Itacaré. Na manhã desta sexta-feira o prefeito Antônio de Anízio, acompanhado do diretor de Projetos Ademar Sá e da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, esteve na Rua Rafael Mota Barros, em Taboquinhas, realizando vistoria da área que será destinada para a construção de casas que beneficiarão parte dos moradores da Rua Beira Rio que foram vítimas da última enchente do Rio de Contas. A outra área do município que será utilizada para abrigar o restante dos moradores da Beira Rio fica no fundo da Igreja Católica de Taboquinhas.
A proposta, segundo adiantou o prefeito, é garantir uma moradia mais digna às vítimas desse desastre natural, por esse motivo, a Prefeitura de Itacaré vai realocar os moradores para esse novo loteamento e doar os materiais para construção dos imóveis. O projeto é construir todas as casas em regime de mutirão. E as obras de terraplanagem serão iniciadas já neste sábado, preparando todo o espaço para abrigar os moradores com as novas residências muito mais seguras, já que as últimas chuvas provocaram uma das maiores enchentes dos últimos anos do Rio de Contas e deixou vários desalojados e desabrigados.
E além da questão social, garantindo segurança e moradia mais digna para a comunidade, o projeto também visa o desenvolvimento econômico do distrito, incrementando ainda mais o turismo de Taboquinhas. De acordo com o prefeito, as casas em situação de risco da Rua Beira Rio serão removidas e no local será construído um grande cais, proporcionando um espaço de lazer para os moradores e turistas. “Com esse novo espaço, vamos estar garantindo casas seguras e ao mesmo tempo investindo ainda mais no potencial turístico de Taboquinhas”, complementou o prefeito.