Solidariedade, generosidade e amor ao próximo. Esses são os sentimentos marcantes nos últimos dias observados no apoio aos desabrigados e desalojados com as últimas chuvas em Itacaré. E as doações continuam sendo feitas por pessoas e empresas não somente da região, mas de todo o Brasil. Um dos exemplos foi o grupo Vila do Dengo e Amigos, que doou essa semana 110 cestas básicas e mais 15 colchões. Todo esse material foi entregue no Casarão Verde de Taboquinhas e será encaminhado para os desabrigados e desalojados que estão tentando reconstruir suas vidas.
O trabalho de apoio e assistência às das enchentes e das últimas chuvas no município continua sendo feito pela Prefeitura de Itacaré, que mantém equipes das mais diversas secretarias em regime de plantão 24 horas para auxiliar a todos os necessitados. O município também continua recebendo doações de roupas, alimentos, água e colchões de diversas empresas, órgãos públicos e pessoas da comunidade que tem manifestado apoio e solidariedade às centenas de famílias que perderam suas casas e bens durante as chuvas e enchentes.
O objetivo, segundo informou o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, é continuar ajudando às vítimas das enchentes até que reconstruam suas vidas, voltando à normalidade. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o apoio das demais secretarias municipais e Defesa Civil permanecem fazendo o cadastramento das vítimas e o encaminhamento para receber as doações e benefícios.
As doações podem ser entregues na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, que fica ao lado do Clube Pirajá, no centro da cidade, ou ainda na Casa Verde do Distrito de Taboquinhas, ao lado da Igreja do Bom Jesus. A Prefeitura também vem buscando o apoio de órgãos públicos estaduais e federais para ajudar a reconstruir as casas das pessoas que tiveram seus imóveis destruídos pelas enchentes.