Os estudantes da rede municipal de Itacaré, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da sede e da zona rural, estarão realizando nos dias 22 e 23 de novembro as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Para isso, os alunos precisam comparecer à sua unidade de ensino nas respectivas datas, usando máscaras e com lápis e caneta, para a realização das avaliações. As escolas vão estar preparadas, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19.
A secretária municipal de Educação, Eliane Camargo, solicita que os pais ou responsáveis entrem em contato com a unidade de ensino do aluno para maiores informações. De acordo com ela, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais, daí a importância do comparecimento dos estudantes para fazer as avaliações.
Cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros, participarão do Saeb neste ano. As escolas públicas (com mais de dez alunos) de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio serão avaliadas em língua portuguesa e matemática. O Saeb ainda avaliará, de forma amostral, as áreas de ciências humanas e ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas e particulares.
O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).