Itacaré vai acabar de vez com o lixão, ampliando o Programa de Coleta Seletiva para atender a todos os bairros e dará uma nova destinação sustentável dos resíduos sólidos. Esse foi um dos assuntos discutidos pelo prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, durante reunião com o Secretário Nacional de Saneamento do Ministério de Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão. Para isso a Prefeitura de Itacaré já está implantando a estação de transbordo com o sistema de triagem do lixo e firmando contrato com empresa de saneamento para o transporte e destino correto dos resíduos sólidos do município.
E além de acabar com o lixão, a Prefeitura de Itacaré, em parceria com o Governo Federal, vai atuar na recuperação da área degradada, trazendo de volta a natureza, com a preservação e recuperação das matas e das nascentes. Por orientação do secretário nacional Pedro Maranhão, o município deverá celebrar um acordo de cooperação técnica com uma entidade associativa, sem fins lucrativos, para desenvolver ações conjuntas compreendendo a elaboração de estudos, materiais técnicos e didáticos e programas de capacitação, dentre outras ações estruturantes com o objetivo de propiciar a melhoria da gestão integrada e viabilizar a universalização da destinação adequada dos resíduos sólidos.
Durante a reunião, o prefeito informou ao secretário nacional de Saneamento que Itacaré já vem adotando uma série de ações visando acabar de vez com o lixão e adotando medidas sustentáveis. No mês de junho foram desenvolvidas diversas atividades de conscientização que vem tendo continuidade. Em seguida, foi iniciado o Programa de Coleta Seletiva, que vem sendo ampliado e atendendo a cada vez mais bairros. Também estão sendo feitas as baias para a separação do material reciclável, junto com a Associação de Catadores Vitória, e a estação de transbordo. Paralelo ao isso vem sendo desenvolvidas diversas ações sociais junto com os catadores.
O secretário Pedro Maranhão afirmou que Itacaré vem sendo exemplo de compromisso com o meio ambiente e com os resíduos sólidos, sendo apontada como um dos municípios brasileiros que vem demonstrando o interesse de acabar de vez com os lixões. Ele também garantiu ao prefeito Antônio de Anízio que o Governo Federal estará movendo todos os esforços para garantir o apoio necessário, junto com a Prefeitura, para que em muito breve o lixão de Itacaré seja fechado definitivamente, tenha a área degradada recuperada e garanta um novo destino correto e sustentável para os resíduos sólidos.