A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou uma reunião com o gerente local da Embasa, Igor Novaes, para discutir propostas visando a resolução dos problemas de saneamento na Orla da Coroinha, um dos principais cartões postais da cidade. A orientação do prefeito Antônio de Anízio é que se busquem soluções conjuntas para resolver o problema da orla, já que no local existem pontos críticos do sistema que necessitam ser requalificados para evitar a poluição da praia, prejudicando a saúde dos banhistas e frequentadores.
O secretário de Meio Ambiente, Marcos Luedy afirmou que as obras de requalificação da orla, atualmente em curso, necessitam atender também as questões de saneamento, previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico, aprovado pela Câmara de Vereadores e com ampla participação popular. Em breve as obras da orla de Itacaré vão estar prontas, deixando a cidade muito mais bonita, mas é preciso resolver também a questão do saneamento.
O gerente Igor Novaes explicou que parte do problema foi decorrente do entupimento do duto provocado pela areia da pavimentação recentemente ocorrida. “Contudo, podemos incluir no nosso planejamento a correção da situação”, afirmou. Após o debate, foi criada uma Comissão Multidisciplinar para aprofundar a análise e elaborar um projeto que atenda a essas demandas, coordenada pelo engenheiro agrônomo Paulo Baracho.