A campanha de imunização contra a Influenza continua e a Prefeitura de Itacaré realiza neste sábado(22) o dia D de vacinação contra a gripe em todas as unidades de saúde do município. Na ação deste sábado serão vacinadas crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos e professores. O objetivo é vacinar 90% do público alvo. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que as pessoas que tomaram a vacina contra o Covid precisam aguardar o intervalo de tempo de 14 dias para tomar outra vacina.
De acordo com o cronograma da Prefeitura de Itacaré, neste sábado a vacinação ocorrerá nos seguintes pontos de vacinação: PSF 1 no bairro da Passagem, PSF 2 na Rua da Linha, PSF 3 no Centro, PSF do bairro Santo Antônio, PSF da Marambaia e os pontos extras na praça do Marimbondo, Bairro Porto de Trás, Bairro Novo (próximo a Barbearia de Luiz), Praça do Fórum e ainda os postos volantes na Feira Rodoviária e na Pituba.
Já no distrito de Taboquinhas a vacinação acontecerá no PSF Maria de Lourdes, posto volante na feira e ainda um ponto extra na Creche Municipal. Também serão colocados pontos extras de vacinação do distrito de Água Fria e na comunidade de Rua de Palha. A vacinação contra gripe está sendo realizada desde o mês de abril em todas as salas de vacinação municipal, inclusive com um roteiro de vacinação na zona rural.
A campanha de vacinação contra a gripe foi dividida em três etapas, cada uma atendendo a públicos-alvo diferentes estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A primeira fase foi realizada até o dia 10 de maio, voltada para crianças com idades entre seis meses a 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. A segunda etapa vai até 08 de junho e inclui os idosos a partir de 60 anos e professores.
Já a terceira e última fase da mobilização ocorrerá entre os dias 9 de junho a 9 de julho e engloba pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, metroviário, portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.