Os atletas da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) foram mais uma vez destaque a nível nacional e conquistaram 24 medalhas no 28º Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, etapa realizada nesse final de semana em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Com uma delegação de 14 atletas, a equipe itacareense conquistou 14 medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze, totalizando 830 pontos e ficando com a terceira colocação por equipe.
O vice-presidente da ACI, Alberto Júnior, destacou o alto nível dos atletas itacareenses e agradeceu o apoio da Prefeitura de Itacaré e dos empresários locais para que o município pudesse continuar sendo uma referência no esporte. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, parabenizou os atletas pela conquista e falou do orgulho que esses jovens talentos trazem para a cidade.
As disputas aconteceram nas águas do Rio Paraguai, com largada no Porto Geral. A etapa em Corumbá contou com a presença de dois canoístas olímpicos: o brasileiro Roberto Maehler e o cubano, agora naturalizado brasileiro, Jorge García, que estiveram nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro.
A prova teve a participação ainda de inúmeros campeões dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, e também internacionais da canoagem em diversas modalidades (descida, velocidade, slalom e oceânica).
Os percursos estabelecidos foram de cinco, 10 e 20 quilômetros, disputados nas categorias infantil, menor, cadete, júnior, sênior, máster (A, B, C e D) e open, e na canoagem adaptada/paralímpica nas categorias L1, L2, L3 e open. Os tipos de embarcação foram caiaque (classes K1 escola, K1/K2 e K1 (embarcação até 4,5 metros) e canoa (C1 – individual/C2 – dupla). Já na paracanoagem, caiaques foram remados nas classes K1 (individual), V1 e turismo.